Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

RedeMoinho Empreendimento de Economia Solidária

COMUNICADO
 
Estimado consumidor/parceiro, estamos realizando uma restruturação do nosso empreendimento e temporalmente estão canceladas as atividades programadas para os dias Sábados (Entregas de pedidos, entregas em domicilio e a nossa Feirinha). 
 Assim também estamos nos mudando para o bairro Garcia e as atividades de LOJA SERÃO CANCELADAS. 
Ainda assim, pode encontrar a Redemoinho nas Feira Agroecológica da UFBA (toda 6ta feira, campus Ondina, a partir das 7 até 13 hs na frente do Restaurante Universitário)  e na Feira do Museu de Arte da Bahia (Corredor da Vitoria, 5tas feiras das 14 as 18 hs). 
Por favor entra em contato conosco via e-mail ou telefonicamente. 
Agradecemos a todos a compreensão e esperamos em breve estar de volta com todas as nossas atividades. 

A gente se vê na feira!
 
 
Tela cheia

Conheça um pouco da nossa história!

26 de Abril de 2011, 21:00 , por Diogo Ferreira de Almeida Rêgo - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

O INÍCIO: O GRUPO DE CONSUMO RESPONSÁVEL
O BanSol e a Colivre começaram uma relação de parceria no ano de 2007. Nele a Colivre prestava assistencia técnica aos computadores do BanSol, mas o BanSol não tinha nenhum serviço a prestar a Colivre em troca, pois muitos membros da Colivre foram ex-membros do BanSol. Sendo assim, a Colivre deman! Reunião da Rede, que neste momento era um Grupo de Consumodou ao BanSol que este organizasse um processo de compras coletivas. Com o passar do tempo esta proposta não conseguia sair do papel pois a dedicação para organizar um processo como este demandaria bastante tempo. Em janeiro de 2008, foi fomentada a criação de uma cooperativa de consumo envolvendo principalmente os membros do BanSol como fundadores. Entretanto, a equipe inicial da cooperativa somente se formou em abril deste mesmo ano e as primeiras compras foram feitas em novembro de 2008 através de uma reunião com algumas pessoas interessadas.
 
A criação da cooperativa de consumo foi alimentada pelo desejo de pessoas praticarem o consumo responsável sem terem que pagar um preço absurdo por isso nos poucos lugares existentes na capital baiana (nenhum com a bandeira do consumo responsável), e aproveitando o forte caráter produtivo que a Bahia tem no interior do Estado com muitos produtos de qualidade, sendo hoje o 3º maior estado em números de grupos de Economia Solidária e o primeiro em números de agricultores familiares.

FEIRAS FREQUENTESReunião do Grupo de Consumo nesta época
Após 6 meses a sua primeira feira houve a adesão de novas pessoas para a organização deste grupo de consumo. A partir de então passamos a fazer feiras semanais!
Este foi um momento importante para a Rede, de muitos acertos e desacertos. Passamos por problemas de desabastecimento dos produtos, em especial os hortifrutis, mas que conseguimos superar as dificuldades.

 A TRANSFORMAÇÃO PARA UMA REDE
Durante o processo percebemos que somente trabalhar sendo uma cooperativa/grupo estritamente de consumo limitava a nossa atuação e desejo, na medida que os grupos tinham necessidades de serviços anteriores a fase de comercialização de seus produtos para consumo. Além disso todos nós somos consumidores e produtores. Sendo assim a antiga cooperativa de consumo virou a RedeMoinho – Cooperativa de Comércio Justo e Solidário, virando uma cooperativa de serviços na área do Comércio Justo e Economia Solidária, tendo nas compras e vendas de produtos da agricultura familiar, agMembros da Rede em evento em Capim Grossoroecológicas e da Economia Solidária sua maior expertise. Atuamos em duas frentes, uma com o produtor, comercializando seus produtos e colaborando para que este siga os critérios do Comércio Justo e da produção Agroecológica, e a outra frente com o consumidor, buscando produtos que este tenha interesse a preços justos.
E março de 2010 houve a primeira reunião da RedeMoinho com os produtores já parceiros e 3 meses depois houve outra reunião, mas desta vez com  boa parte de seus associados.
Neste mesmo período pela primeira vez a Rede passou a ter pessoas trabalhando exclusivamente nela, no que chamamos de Secretaria Executiva.

PERÍODO DE SUFOCO, MAS DE MUITO APRENDIZADO
No final de 2010 e começo de 2011 foram momentos difíceis para a Rede. Ocorreram 2 mudanças de sede em apenas 6 meses e a sede em que estávamos foi roubada. Além disso as vendas da Rede estavam caindo assustadoramente. As coisas precisavam ser repensadas e foram! Na reunião de planejamento da Rede em janeiro de 2011 foi decidido que iríamos suspender as feiras de sábado e focar na abertura de uma loja virtual.

O SALTO QUALITATIVO
Entre março e maio a Rede passou por uma reformulação, foi repensada e se aperfeiçoou para melhor atender seus associados e parceiros (consideramos os fregueses parceiros).
Com isso em maio de 2011 foi inaugurado o nosso site (redemoinho.coop.br) com um espaço para pedidos. A partir deste momento passamos a pedir os hortifrutis com base em pedidos anteriormente feitos (para evitar desperdícios) e ampliamos a equipe para dar mais atenção ao freguês.
Desde então todos os meses mais pessoas fazem parte desta rede e cada vez mais contribuem para a consolidação desta ligação direta entre produtores e consumidores e para a melhoria na qualidade dos produtos a partir dos “feedbacks” recebidos.Encontro dos Grupos de Consumo Responsável
Também neste período começamos a fazer parte da Rede de Coletivos de Consumo Responsável criado em agosto, da Plataforma Faces do Brasil e da Coordenação Executiva do Fórum Brasileiro de Economia Solidária.
Atualmente a RedeMoinho está num processo de institucionalização, onde o objetivo é que produtores e consumidores possam de associar a ela, criando uma rede de produção e consumo. Isto é interessante, pois a RedeMoinho não é atravessadora atuando dessa forma, pois os produtores e consumidores serão sócios do empreendimento.

Enfim, a motivação para a criação da RedeMoinho foi aliar “a fome com a vontade de comer”.

COMENTE ABAIXO COMO FOI SUA HISTÓRIA COM A REDE E COMO VOCÊ PARTICIPOU DELA NESTES 3 ANOS DE CAMINHADA!